ABA - Especialidades da Fisio Med Prime

Os especialistas da Fisio Med Prime atendem pessoas com TEA e desenvolvimento atípico pela ciência Análise do Comportamento.

ABA na Fisio Med Prime

ABA na Fisio Med Prime

ABA é um termo em inglês Applied Behavior Analysis e traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento é uma abordagem da psicologia, assim como, a Psicanálise, Psicologia Cognitiva ou Psicodrama.

Conhecida popularmente como terapia ABA, é na verdade um ramo aplicado da ciência de análise do comportamento. Uma análise comportamental que pode ser utilizada em diversos segmentos da sociedade, como empresas, instituições de educação e em terapias.

Estudos mostrando como esse tipo de análise poderia auxiliar no tratamento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), começaram a surgir a partir da década de 1980. Aliás, algo que se popularizou muito nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Análise do Comportamento possui três braços principais: Behaviorismo, que trata da filosofia da ciência comportamental. Análise Experimental do Comportamento, que trabalha com pesquisas básicas de laboratório. E Análise do Comportamento Aplicada, que envolve o desenvolvimento de tecnologia para se trabalhar em ambientes mais naturais, do dia-a-dia.

ABA – Como Funciona:

Acima de tudo, as intervenções em ABA são realizadas em contexto de pesquisa e ciência. Diversos são os estudos que dão suporte a essa prática. por isso, ela vem sendo utilizada, especialmente no tratamento de pessoas com autismo.

Feita de maneira estruturada, esse tipo de intervenção busca desenvolver novos repertórios. Ainda mais, que em sua maioria envolve habilidades sociais, de autocuidado e comunicação.

A ABA trabalha com comportamentos socialmente relevantes, por exemplo, na gestão de pessoas em empresas ou instituições públicas, no planejamento de ensino em qualquer nível, nas terapias como, intervenção aos transtornos do espectro do autismo (TEA).

A intervenção se caracteriza por uma avaliação inicial da pessoa, que leva à identificação dos comportamentos que estão em déficit (normalmente relacionados à interação social e à linguagem) e em excesso (comportamento estereotipado, interesse exageradamente restrito a certos temas ou objetos, apego excessivo a rotinas, comportamento autolesivo e agressivo).

Um plano de ensino individualizado é elaborado com base na avaliação realizada. Mais digno de nota, a intervenção é mais eficaz se for precoce, intensiva, duradoura e abrangente. Como resultado, principal processo psicológico implícito é a aprendizagem.

Os objetivos

Os estudos demonstram que cerca de 80% dos casos de TEA submetidos a intervenções baseadas em ABA resultam em boa ou excelente evolução. Isso significa que tais indivíduos suprem significativamente seus déficits e reduzem comportamento-problema. A ponto de funcionarem em diferentes âmbitos sociais com pouca ou nenhuma ajuda.

Os procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ajudam a ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando-as a se relacionar melhor com a sociedade e com o ambiente.

Na Fisio Med Prime contamos com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos entre outras especialidades. Todos com a supervisão de um analista do comportamento, para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.