Acupuntura - Especialidades da Fisio Med Prime

Os especialistas da Fisio Med Prime realizam diversos tratamentos com a acupuntura, como: insônia, depressão, enxaquecas, dores na coluna, ansiedade, hipertensão, entre outros.

Especialidade: Acupuntura

Os benefícios da acupuntura como especialidade médica e método terapêutico de tratamento são amplamente reconhecidos, e muito utilizados também por beneficiar a saúde como um todo.

Os especialistas da Fisio Med Prime realizam diversos tratamentos com a acupuntura, como: insônia, depressão, enxaquecas, dores na coluna, ansiedade, hipertensão, entre outros.

Ela é, na verdade, um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas, com o objetivo de tratar doenças e para promover saúde.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, essa estimulação tem a capacidade de regular o fluxo energético que é responsável pela fisiologia do corpo humano.

A palavra “acupuntura” vem do latim – acus significa agulha e punctura, significa puncionar.

Como a acupuntura funciona

Parece que, as endorfinas desempenham um importante papel no funcionamento do sistema hormonal, além de ser várias vezes mais potentes que a morfina, daí a indicação e eficiência no tratamento com acupuntura, de dores nas costas, artrites, infertilidade, etc.

Além de relaxarem o corpo, as substâncias liberadas pela acupuntura também atuam na regulação de serotonina no cérebro. Pelo que muitas vezes a depressão é tratada com este tipo de tratamento.

Alguns dos efeitos fisiológicos observados num tratamento contínuo com acupuntura são; redução de inflamações, o alívio da dor e espasmos musculares, além do aumento do número de células de defesa.

Inclusive, a acupuntura ajuda a emagrecer, porque trabalha pontos e órgãos relacionados direta ou indiretamente ao controle da fome. Nisso incluso, a compulsão alimentar, equilíbrio hormonal e até mesmo aos níveis de glicose no sangue.

Os especialistas da Fisio Med Prime realizam tratamentos de acupuntura, objetivando o equilíbrio e bem estar.

Trabalhando para isso, as diversas áreas onde a acupuntura pode ser a solução ideal.

A história

A história da acupuntura se confunde com a história da medicina na China. Seus primórdios remontam à pré-história chinesa.

A acupuntura chegou no Brasil em 1908 pelas mãos dos imigrantes japoneses. Todavia, permaneceu em âmbito familiar e local até meados da década de 80. Entretanto, passou a ter sua eficácia reconhecida pela opinião pública em geral e por diversos conselhos profissionais da área de saúde. Sendo que, o primeiro deles a reconhecer com tal, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais, em 1985.

Depois disso, foi estabelecida como especialidade médica em 2003 mediante a publicação da Resolução CFM nº 1666.

Acupuntura e fisioterapia/terapia ocupacional

A aplicação na sua forma mais conhecida diz respeito a tratamento com acupuntura em condições de dor e dificuldades motoras.

O Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO foi o primeiro do Brasil a reconhecer o uso da acupuntura por seus afiliados. Isso, mediante a publicação da Resolução nº60, de 22 de junho de 1985.

Essa resolução estabelece que o fisioterapeuta/terapeuta ocupacional pode aplicar a acupuntura complementar somente no exercício de suas atividades profissionais. Desde que, devidamente diplomado.

Mais recentemente, em 2011, o COFFITO disciplinou a especialidade em acupuntura para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais mediante as resoluções de nº 393 e 405, respectivamente.

Acupuntura e medicina

A acupuntura sofreu diversas transformações em sua interação com a medicina, desenvolvendo-se o que se convencionou denominar, de acupuntura médica.

Buscando adequar a prática milenar chinesa à lógica científica da medicina ocidental, surgiu a acupuntura médica, cuja tese fundamental é a de que o sistema nervoso pode ser estimulado a partir dos acupontos, gerando respostas positivas no tratamento de diversas patologias.

Nesse contexto, a acupuntura médica é usada como um termo para descrever a acupuntura realizada por um profissional treinado e licenciado em medicina ocidental, que também teve uma formação em acupuntura exercendo esta como uma especialidade.

Acupuntura e psicologia

Área da acupuntura voltada ao tratamento de transtornos psicológicos e bem estar emocional.

No Brasil, a resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 05/2002 reconhece a acupuntura como prática alternativa ao trabalho do psicoterapeuta e permite ao psicólogo utilizar a acupuntura, desde que, seguindo as especificações técnicas e éticas adequadas.

Todavia, o tratamento com acupuntura de tais distúrbios já era previsto nos clássicos da acupuntura, conhecidos a exemplo das síndromes dian kuang (permanecer calmo e agitar-se de modo selvagem, respectivamente) semelhantes à depressão e ou mania.

Importante salientar, como a acupuntura é utilizada para tratar os desequilíbrios dos sentimentos de medo, raiva, euforia, preocupação e tristeza.

Na Fisio Med Prime você encontra o especialista que você realmente precisa para cuidar da sua saúde.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.