• Home
  • /Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica - Especialidades da Fio Med Prime

Os especialistas da Fisio Med Prime realizam exames de Avaliação Neuropsicológica para fins de análises de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais.

Avaliação Neuropsicológica na Fisio Med Prime

Avaliação Neuropsicológica na Fisio Med Prime

Avaliação Neuropsicológica ou avaliação cognitiva é um exame feito para mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo. Ele avalia as suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.

De igual modo, ele traz informações valiosas que podem passar despercebidas em outras metodologias de exame. Por isso é usado como forma complementar a técnicas de neuroimagem e ou exames radiológicos.

Essa avaliação permite estudar a atividade e também o funcionamento dos sistemas cognitivos cerebrais. Ela faz isso, por meio da exploração das capacidades humanas superiores.

A Avaliação Neuropsicológica é realizada tanto em pacientes com danos ou lesões cerebrais, com a finalidade de conhecer o grau de alteração intelectual, quanto em pessoas que querem verificar seu funcionamento mental durante as diferentes etapas da vida.

Desse modo, por meio de entrevistas e testes neuropsicológicos, o psicólogo pode investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades bem como, as dificuldades específicas de uma pessoa, para planejamento de intervenção.

Objetivo da avaliação neuropsicológica

O objetivo das avaliações neuropsicológicas é basicamente conhecer em profundidade como funciona a memória, a atenção, a linguagem e as funções chamadas de executivas do paciente. Tais como; planejamento, prevenção, controle, supervisão, organização. De igual maneira, são analisadas as principais funções cognitivas como: memória, percepção, inteligência, atenção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, flexibilidade mental, habilidades visuo-construtiva, habilidades visuo-espacial.

Para tanto, são realizados diversos testes normatizados que registram informações quantitativas e qualitativas.

Principalmente, investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais. Considerando o impacto na vida diária do paciente.

Quando o exame é indicado?

A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de:

  1. Detectar uma desordem neurológica (por exemplo: lesões por anoxia, quadros de demência, acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico etc.).
  2. Estabelecer diagnóstico diferencial entre uma síndrome psicológica e uma síndrome neurológica.
  3. Monitorar a recuperação cognitiva ou evolução de uma desordem neurológica.
  4. Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa a fim de propor um trabalho de reabilitação ou o desenvolvimento de estratégias para lidar com as dificuldades vividas por ela.
  5. Orientar os familiares do paciente sobre a melhor forma de ajudá-lo.
  6. Responder questões acerca das possibilidades do paciente dirigir veículo automotor, cuidar do seu dinheiro, retornar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, tipo de terapia mais indicada etc.

Na Fisiomed Prime contamos com neuropsicólogos especializados e experientes para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.

Atendimento:

(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.