• Home
  • /Fonoaudiologia

Fonoaudiologia - Especialidades da Fio Med Prime

Os especialistas da clínica Fisio Med Prime realizam diversos tratamentos na área de fonoaudiologia para pessoas com distúrbios da comunicação e problemas auditivos.

Especialidade

Os especialistas da clínica Fisio Med Prime realizam diversos tratamentos na área de fonoaudiologia para pessoas com distúrbios da comunicação e problemas auditivos.

A Fonoaudiologia é uma ciência estudada de forma sistemática nas universidades em mais de uma centena de países do mundo e existe formalmente há mais de um século.

Por definição, a fonoaudiologia ou terapia da fala e audiologia, é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas comportamentais envolvidas na comunicação humana.

A princípio, uma especialidade médica que compreende o estudo da fonação e da audição, seus distúrbios e formas de tratamento.

No Brasil, sua história é bastante antiga, se considerada a sua associação com a da Educação  Especial. A primeira marca identificatória da profissão é da época do Império, com a criação, em 1854, do Imperial Colégio, voltado para meninos cegos (hoje, Instituto Benjamim Constant), seguido, no ano seguinte, com a criação do Colégio Nacional, destinado ao ensino dos deficientes auditivos.

Qual a função do fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Cinco especialidades são hoje reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:

Linguagem. É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Nesse caso, o fonoaudiólogo faz avaliação, diagnóstica e estabelece tratamentos para pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam ou passam a apresentar alguma anormalidade por algum motivo.

Audiologia. Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.

A saber, o profissional em audiologia deve ser consultado regularmente, desde os primeiros dias de vida, onde é realizada uma avaliação da capacidade auditiva do bebê ao nascimento, posteriormente ao completar 1 ano de vida, e ao entrar em idade escolar, ou mesmo quando apresentar quaisquer sintomas como dor, sensação de ouvido tapado, tonturas, zumbidos (chiado), estalos, e dificuldades para ouvir.

Motricidade.  Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Saúde Coletiva. É um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz. Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

Com toda a certeza, uma consulta a um profissional de fonoaudiologia pode não só diagnosticar, como também, auxiliar no tratamento necessário em cada uma das condições acima descritas.

A Fisio Med Prime conta com fonoaudiólogos qualificados e experientes para atender todas as necessidades dos pacientes.

Conheça outras especialidades.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO