• Home
  • /Integração Sensorial

Integração Sensorial - Especialidades da Fio Med Prime

Os especialistas da Fisio Med Prime realizam terapia de integração sensorial, para tratamento de pessoas que têm distúrbios funcionais no processamento sensorial.

Integração Sensorial - Fisio Med Prime

Integração Sensorial – Fisio Med Prime

A terapia de integração sensorial é um método projetado inicialmente para tratar crianças com problemas em processar informação sensorial e distúrbio de aprendizagem. Embora, possa também ser aplicado em qualquer pessoa que demonstre disfunção neurológica.

A priori, pessoas com este tipo de disfunção, apresentam problemas com o sentido de tato, olfato, audição, paladar, visão, coordenação do corpo, e o movimento contra a gravidade. Pode, inclusive, apresentar dificuldades de movimentos, de coordenação e da sensação de seu corpo no espaço.

A saber, a integração sensorial é a teoria usada para explicar por que os indivíduos se comportam de determinadas maneiras. Depois disso, adota-se um plano de intervenção para amenizar dificuldades particulares, e prever como o comportamento será alterado como resultado da intervenção.

Teoria da Integração Sensorial

A teoria de integração sensorial originou-se a partir do trabalho de A. Jean Ayres, PhD, OTR, uma terapeuta ocupacional e psicóloga, cujos insights clínicos e de investigação original revolucionaram a prática de terapia ocupacional com crianças.

A Dra. Ayres escreveu “Integração Sensorial é a organização das sensações para o uso. Nossos sentidos nos dão informações sobre as condições físicas do nosso corpo e sobre o ambiente ao nosso redor…O cérebro deve organizar todas as nossas sensações quando uma pessoa se move, aprende e se comporta de uma maneira produtiva”.

Portanto, o processo neurológico de integração sensorial é uma “forma particular de ver a organização neural de informação sensorial para o comportamento funcional“.

Um processo estudado por diferentes profissões em diversos níveis, inclusive, por terapeutas ocupacionais como uma base para o desempenho
ocupacional.

Por isso, é uma teoria que contribui para o entendimento de como a sensação afeta a aprendizagem, o desenvolvimento sócio-emocional, e
processos neurofisiológicos, tais como, o desempenho do motor, atenção, e excitação.

Abordagem

Como uma abordagem de intervenção, ela é usada como “um quadro de referência clínico para a avaliação e tratamento de pessoas que têm distúrbios funcionais no processamento sensorial“.

A teoria inclui um quadro para a avaliação e intervenção, e é mais comumente utilizada pelos profissionais de terapia ocupacional
no tratamento de crianças com limitações sensoriais integrativas ou disfunção de processamento sensorial.

Aliás, a terapia ocupacional pode ajudar a reorganizar as sensações com o objetivo de reduzir seus efeitos negativos. Consequentemente, isso poderá ajudar no convívio social, no aprendizado e em outras capacidades do paciente.

É importante salientar, que os padrões de sensibilidade sensorial variam de acordo com cada paciente. Por isso, caso algum contato típico esteja sendo um grande desafio do dia a dia, melhor conversar com um terapeuta.

Na Fisiomed Prime contamos com terapeutas qualificados e experientes para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.