• Home
  • /Psicopedagogia

Psicopedagogia - Especialidades da Fio Med Prime

Os especialistas em psicopedagogia da Fisio Med Prime realizam diagnóstico psicopedagógico, em conjunto com outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.

Psicopedagogia na Fio Med Prime

Psicopedagogia – Especialidades da Fio Med Prime

A psicopedagogia é o campo do conhecimento criado a partir da união de duas outras áreas: a pedagogia e a psicologia. Veja como funciona essa especialidade clínica!

A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando em conta as realidades, interna e externa, da aprendizagem quando tomadas em conjunto. Ela procura estudar a construção do conhecimento em sua complexidade, procurando colocar os aspectos cognitivos, afetivos e sociais em pé de igualdade.

A partir das terapias, o profissional realiza o diagnóstico e propõe as técnicas para remediar o problema e auxilia e aconselha os pais. O trabalho é feito em conjunto com outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, entre outros.

É, portanto, uma ciência que busca a melhoria das relações com a aprendizagem. Bem como, a melhor qualidade na construção da aprendizagem de alunos e educadores.

É também, um processo de aprendizagem humana: seus padrões evolutivos normais e patológicos, assim como a influência do meio (família, escola e sociedade) no seu desenvolvimento.

Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove a relação entre os professores e o processo de ensino-aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.

A diferença entre psicopedagogia clínica e psicopedagogia institucional é o local de atuação do profissional. Ambas as áreas buscam compreender o processo de aprendizagem e atuar de forma preventiva e combativa contra os problemas que podem aparecer no decorrer da aquisição de conhecimentos dos indivíduos.

Origem da psicopedagogia

Em 1930, surgem na França os primeiros centros de orientação educacional com psicólogos, educadores e assistentes sociais.

Em 1946 surgiram os primeiros Centros Psicopedagógicos, criados por J. Boutonier e George Mauco. Através destes centros eles buscavam unir a psicologia, psicanálise e pedagogia para a realização dos tratamentos.

Em 1956 se dá início a formação universitária em Psicopedagogia, na Argentina com Arminda Aberastury.

Na década de 70, surgem os centros de saúde mentais onde psicopedagogos realizavam diagnósticos e
tratamento.

Ainda na década de 70 a psicopedagogia chega no Brasil, através da influência da Argentina devido ao acesso fácil à literatura.

Diagnóstico psicopedagógico

O diagnóstico psicopedagógico é um processo científico de investigação, voltado para a relação que o sujeito tem com o aprender, procurando entender os motivos que o leva a não aprender ou a apresentar  dificuldades no processo de aprendizagem.

A partir das hipóteses iniciais, é possível estabelecer um plano de avaliação psicopedagógica definindo os processos que serão utilizados na coleta de dados para chegar a compreensão diagnóstica.

Intervenção pedagógica

A intervenção pedagógica é uma interferência que o profissional, tanto educador quanto psicopedagogo, faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual no momento apresenta dificuldades no processo de absorção da aprendizagem.

O psicopedagogo

O psicopedagogo é um profissional habilitado para trabalhar com indivíduos, grupos ou instituições de ensino, que tem por objeto de estudo o ser humano e seus processos de aprendizagem.

O psicopedagogo clínico é, portanto, o profissional licenciado preparado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. Seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção)

O psicopedagogo Institucional exerce suas atividades em organizações como a escola e tem como objeto de trabalho auxiliar a aprendizagem dos alunos que fracassam e/ou propor estratégias de prevenção ao fracasso escolar.

Na Fisiomed Prime contamos com psicopedagogos especializados e experientes para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.