• Home
  • /Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional - Especialidades da Fio Med Prime

A terapia ocupacional é um campo da área da saúde que fundamenta a prática terapêutica da ciência ocupacional, exercida pelo terapeuta ocupacional.

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional trabalha com os três níveis da saúde: prevenção, intervenção e reabilitação física ou mental. Num resumo, é um campo da área da saúde que fundamenta a prática terapêutica da ciência ocupacional, exercida pelo terapeuta ocupacional.

Portanto, uma área da saúde voltada para indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras. Alterações decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana.

Nesse contexto, a terapia ocupacional estuda e pratica atividades de trabalho e lazer voltadas para o tratamento de distúrbios físicos e mentais e de desajustes sociais e emocionais.

De maneira geral, o objetivo principal é formular intervenções para auxiliar o tratamento de pessoas com algum nível de desconforto físico e psíquico.

O terapeuta ocupacional:

Faz parte do trabalho do terapeuta ocupacional criar e realizar avaliações de atividades físicas, tanto individuais quanto em grupos.

De igual maneira, é função primordial do terapeuta ocupacional, recuperar ou manter as habilidades sensoriais, perceptivas, motoras, cognitivas e sociais que pessoas com deficiência precisam para ter maior desempenho ocupacional nas atividades do seu dia a dia. Tais como, a alimentação, o vestuário, a higiene. Nisso incluso, atividades da vida prática, como ir ao trabalho, à escola,  ao mercado, etc.

Para tanto, ele precisa identificar alterações nas funções práticas, considerando faixa etária ou desenvolvimento da formação pessoal, familiar e social.

Depois disso, e partir da avaliação, o profissional, traça um projeto terapêutico indicado que deve favorecer o desenvolvimento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes. Além, é claro, da melhoria do estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

O objetivo de sua ação é bastante lógico. Ele foca em encontrar meios para que as pessoas alcancem sua autonomia, independência e utilizem ao máximo suas potencialidades. Trabalhando de maneira multidisciplinar com psicólogos, fonoaudiólogos, dentistas, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Existem métodos específicos para o tratamento do paciente da terapia ocupacional. Para isso, é necessário levar em consideração tanto sua deficiência, quanto seu quadro clínico.

Na Fisiomed Prime contamos com terapeutas qualificados e experientes para atender todas as necessidades dos nossos pacientes.

Atendimento:
(11) 2641-2689

Veja nosso horário de atendimento e procedimentos CONTATO

Conheça outras especialidades.